Estado fecha semana com alta de quase 5% nas internações em UTIs

Nos últimos cinco dias, número de pacientes em leitos de enfermaria também apresentou aumento de cerca de 6%

Foto: Mauro Schaefer/CP

O Rio Grande do Sul terminou os cinco primeiros dias da última semana de maio com alta de 4,5% no número de internações em unidades de terapia intensiva (UTIs). Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, entre a segunda-feira passada e esta tarde, a quantidade de internados em leitos de alta complexidade saltou de 2.787 para 2.913 pessoas.

Neste período, dos 126 pacientes a mais em UTI, 68 (53,3%) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com o painel de monitoramento Covid-19 da SES.

Entre as redes hospitalares, a pública registrou maior alta de ocupação. Desde a última segunda, o índice passou de 78,9% para 82,7%. Em números, o percentual representa 96 pessoas internadas a mais em leitos de alta complexidade nos últimos cinco dias em instituições que recebem pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A rede privada também apresentou elevação na quantidade de internações. No mesmo período, a alta chegou a 3,8%, passando de 789 para 819 pessoas.

Além da pressão nas UTIs, os leitos clínicos, voltados para atender pacientes de baixa e média complexidade relacionados ao coronavírus, também vêm registrando aumento na taxa de ocupação. De segunda para hoje, o índice subiu 5,8%, com o total de pessoas internadas passando de 2.996 para 3.164.

No recorte temporal analisado, o único indicador no Rio Grande do Sul que demonstrou queda é a fila de pessoas aguardando remoção para um leito de UTI, que diminuiu de 141 pessoas, maior quantidade atingida na semana, para 133, na metade desta tarde. Vale destacar, no entanto, que os dados de Caxias do Sul não foram atualizados nesta sexta.

Porto Alegre

Na Capital, as internações em unidade de terapia intensiva (UTI) se mantiveram estáveis durante a semana. Nesta tarde, são 804 pacientes em leitos de alta complexidade no município, dois a mais do que a quantidade que recebia tratamento intensivo na última segunda.

Diferente do que ocorreu no Estado, apesar do aumento, em Porto Alegre, o número de pessoas em UTIs que testaram positivo para o coronavírus segue abaixo dos 50% do total de internações. Enquanto na segunda eram 363 (45,2%), nesta sexta são 379 (47,1%).