O Serviço de Água e Esgotos de São Leopoldo (Semae) estima normalizar o abastecimento de água na cidade ao longo desta sexta-feira. O conserto da adutora foi finalizado no final da noite desta quinta-feira e os registros foram abertos aos poucos para liberação do ar e realização de expurgos, para evitar que a primeira água entre com sujeira na tubulação.
De acordo com a autarquia, a água está sendo distribuída gradativamente para que a pressão não ocasione novas rupturas na adutora. As primeiras regiões abastecidas serão Vicentina e Centro. Em seguida, o bombeamento será ligado para a distribuição aos reservatórios do Morro do Espelho, Santa Tereza, Cohab Duque.
O abastecimento de água em diversos pontos da cidade foi prejudicado nesta semana em virtude de dois rompimentos de adutoras. O primeiro aconteceu no final da tarde de terça-feira e o outro na madrugada de quinta, em adutora localizada na avenida Imperatriz Leopoldina. Conforme o Semae, a adutora é responsável pela distribuição de água da Estação de Água Imperatriz Leopoldina (ETA 2) para a Estação de Tratamento São José (ETA 1), antiga Hidráulica, e posterior distribuição para diversos reservatórios de água da cidade de São Leopoldo.