Prefeitura de Porto Alegre quer dar o nome de Jaime Lerner ao trecho 3 da Orla do Guaíba

Homenagem depende da aprovação da Câmara de Vereadores

Obras de revitalização do trecho 3 da Orla do Guaíba devem ficar prontas em agosto. Foto: Giulian Serafim/PMPA

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, vai encaminhar um projeto à Câmara de Vereadores para batizar o trecho 3 da Orla do Guaíba em homenagem ao arquiteto Jaime Lerner, que morreu nesta quinta-feira (27). Segundo o emedebista, a sugestão partiu do ex-prefeito da Capital, José Fortunati – responsável por contratar o profissional para o projeto de revitalização do ponto turístico.

Lerner chegou a visitar a obra que idealizou, em 2019, poucos meses após a inauguração. À época, já estava com a saúde debilitada, e recém havia saído do hospital. Ele voltou a ser internado no último domingo, quando foi submetido aos cuidados de médicos nefrologistas. O arquiteto também é conhecido pela vida política, tendo sido eleito para dois mandatos como governador do Paraná e três como prefeito de Curitiba.


O primeiro trecho da Orla do Guaíba, batizado em homenagem ao escritor gaúcho Moacyr Scliar, foi aberto ao público em 2018. Já o trecho 3, que deve receber o nome de Jaime Lerner, está em obras – e deve ser entregue em agosto. Segundo a prefeitura, 80% dos trabalhos já foram concluídos. O espaço será dedicado à prática de esportes, e conta com 1,6 quilômetro de extensão.

No local, estão sendo instaladas 29 quadras esportivas, um estacionamento para 150 veículos, estruturas de apoio à pratica de esportes, ciclovias, iluminação em LED, arborização, três bares e a maior pista de skate da América Latina. O projeto, que ocupa o trecho costeiro do Lago Guaíba, entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante, custou cerca de R$ 53,4 milhões aos cofres públicos.

Homenagens

O falecimento de Jaime Lerner foi confirmado no início da manhã. Segundo o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, a morte aconteceu em decorrência das complicações de uma doença renal crônica, por volta das às 5h10min. O arquiteto será sepultado no cemitério Israelita de Santa Cândida, em Curitiba, por volta das 15h. A cerimônia é restrita, em razão da pandemia da Covid-19.