A Secretaria da Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS) decidiram nesta quarta-feira a destinação das 353.250 doses da Oxford/Astrazeneca que chegaram ao Rio Grande do Sul nessa manhã, somadas ao lote de 37.440 doses da Pfizer que devem desembarcar no fim do dia. Os imunizantes serão utilizadas para avançar na vacinação das pessoas com comorbidades, deficientes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e gestantes e puérperas com comorbidades ou com indicação médica.
As vacinas dessas duas remessas também servirão para imunizar trabalhadores do transporte aéreo e portuários de todo o Rio Grande do Sul. Parte das doses vai ser destinada, ainda, a começar a vacinar pessoas com deficiência permanente grave. “Os municípios que completarem a etapa das comorbidades podem ir avançando no grupo das deficiências permanentes”, explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann. É o que já ocorre em Porto Alegre, desde a semana passada.
A distribuição do imunizante de Oxford/AstraZeneca deve acontecer nesta quinta-feira às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS). Já o da Pfizer/BioNTech deve ser enviado aos municípios no início da próxima semana.