Doze das 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul já receberam Alerta no Sistema 3As de Monitoramento. Caxias do Sul, Erechim, Pelotas e Santa Maria foram as últimas quatro a receberem a classificação do Gabinete de Crise, após reunião realizada na tarde desta quarta-feira, comandada pelo vice-governador Ranolfo Vieira Junior.
De acordo com o governo estadual, as regiões terão, agora, 48 horas para apresentar um plano de Ação, com medidas para conter o avanço da pandemia.
Além das quatro áreas, o Gabinete de Crise manteve os Alertas para as regiões de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo, Santo Ângelo, Palmeira das Missões, Santa Rosa e Uruguaiana, já que a situação ainda inspira cuidados nessas áreas. Todas já apresentaram planos de Ação com protocolos que começaram a ser implementadas de acordo com a situação epidemiológica de cada uma.
Nesta quarta, o órgão também acatou recomendação do Grupo de Trabalho Saúde (GT) e emitiu mais três Avisos – um estágio abaixo do Alerta. Enquanto as regiões de Bagé e Santa Cruz do Sul receberam um segundo Aviso, a região de Taquara recebeu a primeira chamada de atenção, na medida em que o número de casos vem aumentando e houve redução na agilidade da vacinação na região, conforme avaliou o Gabinete de Crise.
O GT Saúde também decidiu não retirar os Avisos emitidos no último sábado para as regiões de Capão da Canoa, Guaíba, Novo Hamburgo e Porto Alegre.
Amanhã, o Gabinete de Crise coordena uma reunião devolutiva com as regiões para falar sobre as medidas adotadas até o momento. Com 12 alertas e 7 avisos em vigor, só duas regiões seguem com indicadores favoráveis no momento.