O Centro Universitário Metodista IPA deu um passo importante na luta contra a pandemia da Covid-19 e os efeitos da doença para quem ainda se recupera dela. Começou a funcionar, em maio, o Centro de Reabilitação Pós-Covid e Doenças Crônicas, localizado na rua Joaquim Pedro Salgado, nº 80, no prédio G das dependências das Clínicas Integradas IPA, em Porto Alegre. A unidade é voltada ao tratamento de pacientes em fase de recuperação após terem contraído e superado o coronavírus, e portadores de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, doenças renais e cardiopatias, por exemplo.
O Centro oferece consultas e exames de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Enfermagem, além de atendimentos de acompanhamento da saúde integral do paciente. O atendimento é gratuito e aberto a toda a comunidade. As consultas podem ser agendadas pelo WhatsApp através do número (51) 9 9312 3125.
O local funciona das 9h até às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. “O Centro nasce do compromisso do IPA junto à sociedade e da percepção dos estudantes e professores frente ao novo momento. Para nós, é muito gratificante atuar em prol da vida”, disse o reitor da instituição, Marcos Wesley.
Coordenadora do Centro, a professora Cristiane Gessinger explica que estudos científicos já identificaram que os efeitos da síndrome pós-Covid podem persistir por meses ou anos após a doença. A persistência dos sintomas causa severos impactos na qualidade de vida do paciente, dificultando atividades do dia a dia e até mesmo impedindo o retorno ao trabalho, em algumas situações.