Casos de Covid-19 já levaram duas escolas municipais a suspenderem aulas presenciais em Porto Alegre

De acordo com a prefeitura, em torno de 1,5 mil profissionais da educação já foram testados no município

educação infantil
Foto: Manoelle Duarte / PMPA / CP

A confirmação de casos de coronavírus já levou duas escolas da rede pública municipal a suspenderem as atividades presenciais em Porto Alegre. Conforme a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), os profissionais contaminados fazem parte das respectivas equipes diretivas, o que impossibilitou uma possível substituição imediata.

Até o momento, em torno de 1,5 mil profissionais da educação da rede do município foram testados, seja por rastreio (teste em profissionais assintomáticos) ou por investigação de surto (teste em profissionais com sintomas da Covid).

Desses, 21 casos positivos para o coronavírus foram confirmados, entre professores, entre os dias 3 e 25 de maio. Outros 72 foram casos negativos e 53 seguem em investigação, aguardando resultados, conforme a Smed.

O órgão salienta, ainda, que os casos suspeitos e confirmados, oriundos da política de testagem sistêmica, vêm sendo acompanhados e monitorados pela Central Escolas da Secretaria Municipal de Saúde e as intervenções, realizadas junto às equipes diretivas, se necessário.

Além disso, o Comitê de Operações de Emergência em Educação (COE) do Município de Porto Alegre já realizou duas reuniões para alinhar estratégias de combate e prevenção à Covid-19 nas escolas do território municipal. A Rede Municipal de Ensino formaliza os COEs locais, junto às escolas, e planeja formações específicas conforme as necessidades.

Greve

Desde o dia 7 de maio, parte dos profissionais da educação ligados ao Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) se mantém em em greve. Nessa segunda-feira, a paralisação voltou a ser considerada ilegal pelo desembargador Francesco Conti. No entanto, o magistrado suspendeu a aplicação de multa, fixada em R$ 100 mil, ao Simpa.

Na próxima quinta, está marcada nova assembleia geral da categoria para decidir se mantém ou não a paralisação.