RS vai ter mínimas negativas em terça-feira gelada

Tempo deve ser aberto, com sol e vento fraco

Foto: Alina Souza/CP

O sol predomina no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, sob uma massa de ar seco, frio e de alta pressão atmosférica. Amplos períodos de céu claro prevalecem na maioria das regiões. Com o tempo aberto e o vento fraco, a temperatura cair mais acentuadamente na madrugada e o amanhecer vai ser muito frio e com geada em diversas regiões, notadamente em municípios da metade Norte.

A temperatura se eleva rapidamente com o sol durante a manhã e a tarde fica agradável. O vento perde força com o afastamento do ciclone extratropical que atuou no fim de semana, exceto na orla.

As mínimas atingem -2°C em Vacaria e -3ºC em São José dos Ausentes. Já as máximas podem chegar a 21ºC em Pelotas e a 22ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros devem oscilar entre 9ºC e 20ºC.

Ventania

O Rio Grande do Sul teve hoje o segundo dia consecutivo com rajadas em razão do ciclone no oceano. As rajadas mais fortes, como previsto, se concentraram no Leste, incluindo a região das lagoas, Porto Alegre e a faixa costeira.

Porto Alegre teve rajadas de até 60 km/h no começo da tarde. No Litoral Norte, o vento forte derrubou a estátua de uma loja da Havan. Em Rio Grande, o porto seguia fechado devido ao vento e em razão da agitação marítima.

No fim da tarde, mais de 35 mil pontos permaneciam sem luz na área de concessão da CEEE.