Queiroga divulga programa de testagem em massa e minimiza terceira onda de Covid

Pasta prevê coletar até 25 milhões de testes por mês

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou, nesta sexta-feira, que a pasta vai criar um programa de testagem em massa para a Covid-19 a partir da próxima segunda-feira, com a previsão de fazer até 25 milhões de testes por mês, entre eles os sorológicos e os do tipo PCR.

Segundo o secretário executivo do ministério, Rodrigo Cruz, a ideia é testar todos os casos sintomáticos em postos de saúde, além de realizar testagens de amostra na população dos municípios. Já a partir da semana que vem, o ministério pretende começar a distribuir 3 milhões de testes.

Nesta segunda-feira, o ministério deve se reunir com o Conass (Conselho nacional de secretarias estaduais da Saúde), para validar o plano. O Conasems (Conselho nacional de secretarias municipais da Saúde) também deve ser um dos parceiros no projeto.

O ministro ainda confirmou que neste sábado chegarão dois lotes antecipados de IFA (Insumo Farmacêutico Ativa) para produzir 12 milhões de doses da vacina da Astrazeneca. No dia 25, chegarão mais 3 mil litros ao Instituto Butantan, para produzir 5 milhões de doses da Coronavac.

Em reunião com jornalistas, Queiroga também comentou que o ministério não vislumbra no momento a possibilidade de uma terceira onda da Covid-19 no Brasil. Sobre a variante indiana, o ministro afirmou que a Vigilância em Saúde já trabalha para impedir o alastramento da mutação no Maranhão, onde casos foram notificados nesta semana.