Escolas estaduais têm mais de 100 casos de Covid-19 desde a retomada presencial, aponta CPERS

Dados foram coletados pelo sindicato através de formulário online

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Levantamento divulgado pelo CPERS/Sindicato nesta quinta-feira aponta que ao menos 105 casos de Covid-19 foram registrados em escolas da rede estadual desde a retomada das atividades presenciais, no dia 3 de maio. Os dados foram coletados pela entidade através de formulário online.

Segundo o sindicato, 90 educadores de 77 escolas responderam o questionário até a manhã desta quinta-feira. Destas, 43 escolas de 32 municípios relataram casos de Covid-19 (56%), incluindo 34 professores(as), 22 funcionários(as), 13 integrantes da equipe diretiva e 36 alunos(as). Apenas 15 (35%) das escolas com casos positivos suspenderam as aulas após o diagnóstico.

A pesquisa também coletou dados sobre a sensação de segurança em relação ao ambiente escolar, qualidade e quantidade dos EPIs e adequação das orientações enviadas pelo Estado a respeito dos protocolos. Do total de participantes, 73% responderam que a escola não oferece condições de segurança adequadas para a realização de aulas presenciais; 47% responderam que não há EPIs suficientes e adequados para a proteção da comunidade escolar; e 83,5% responderam que o governo não fez um bom trabalho na orientação da comunidade escolar a respeito dos protocolos de segurança sanitária.

A pesquisa continuará em andamento. Profissionais de escolas podem participar através do site do CPERS.