Brasil recebe em maio insumos para fabricar 25 milhões de doses

Matéria-prima será usada para a produção de 18 milhões de doses da vacina da AstraZeneca e de 7 milhões da CoronaVac

Foto: Patrícia Coelho/PMPA

O Brasil deve receber, ainda em maio, insumos suficientes para a fabricação de 25 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou durante audiência no Senado, nesta segunda-feira, que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve receber, até o dia 22, dois lotes de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para a produção de mais 18 milhões de doses da vacina da AstraZeneca contra o coronavírus.

“A gente teria dois embarques confirmados, um para o dia 21, com chegada aqui no dia 22 e um planejado para o dia 28, com chegada aqui no dia 29. A boa notícia é que hoje recebi a confirmação de que esses dois lotes vão ser embarcados no dia 21 de maio, é uma quantidade suficiente para a produção de mais ou menos 18 milhões de doses”, disse Cruz.

A Fiocruz havia sinalizado ter IFA suficiente para manter a produção da vacina até meados desta semana, o que garante a entrega do imunizante até a primeira semana de junho.

Além disso, o governador de São Paulo, João Doria, informou, por meio de um post no Twitter, que o Instituto Butantan deve receber, no dia 26 de maio, 4 mil litros de insumos para a produção de 7 milhões de doses da CoronaVac. A produção do imunizante está interrompida desde quinta-feira por falta de matéria-prima.

“Boa notícia! O Butantan recebeu nesta manhã da China a previsão do envio de nova remessa de insumos ao Brasil para produção da Vacina do Butantan. A chegada do novo lote com 4 mil litros de insumos, capazes de produzir 7 milhões de doses da vacina, está prevista para o dia 26/05”, escreveu.