Lucro líquido do Banrisul cresce 8,3% e chega a quase R$ 279 milhões no primeiro trimestre

Patrimônio líquido do banco também aumentou, atingindo R$ 8,6 bilhões

Foto: Banrisul/Divulgação

O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) finalizou o primeiro trimestre de 2021 em alta, com aumento no lucro e patrimônio líquido. Em balanço divulgado nesta quinta-feira (13), durante coletiva de imprensa virtual, a instituição revelou que a diferença entre a arrecadação e as despesas melhorou em 8,3% na comparação com o ano passado.

Com isso, o lucro líquido chegou a R$ 278,9 milhões no período, enquanto o patrimônio líquido bateu a marca de R$ 8,6 bilhões – um crescimento de 6,3% nos últimos doze meses. Outro indicador positivo é a rentabilidade sobre o patrimônio líquido médio, que ficou em 13,2% ao ano.

A direção do Banrisul atribui os resultados, principalmente, ao crescimento do crédito rural, que avançou R$ 3,5 bilhões. O montante é resultado de um aumento de 27,5%. Na soma de todos os setores, a carteira da instituição contava com saldo de R$ 36,9 bilhões no último mês de março – 1,8% a mais do que o registrado em 2020.

Pandemia

As linhas de crédito, ofertadas para pessoas físicas e jurídicas em razão do agravamento da crise econômica, também contribuíram para o balanço do primeiro trimestre no Banrisul. O crédito comercial de pessoas físicas chegou a R$ 21,9 bilhões em março, sendo que 77% do montante tem origem em operações de crédito consignado.

No âmbito das pessoas jurídicas, o ganho foi de R$ 133,1 milhões – resultando em um total de R$ 6,3 bilhões. De acordo com o relatório, a maior parte das negociações tem origem nas linhas de capital de giro, impulsionadas por iniciativas como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

Modernização

O Banrisul investiu, no primeiro trimestre do ano, R$ 98,6 milhões em modernização tecnológica. O montante foi usado na ampliação da infraestrutura e no reforço da segurança. O principal fruto é a intensificação do uso dos canais digitais da instituição, que já são responsáveis por 77,5% do total de operações realizadas pelos clientes.