Campanha do Agasalho mobiliza cidades da região Metropolitana

Saiba como doar em Sapucaia do Sul e Esteio

Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP

Com o término do verão e a previsão de temperaturas mais baixas, cidades da região Metropolitana deram início a campanhas do agasalho a fim de ajudar famílias carentes.

A Prefeitura de Sapucaia do Sul abriu, nesta terça-feira, dez pontos de coleta, incluindo o prédio administrativo. A intenção da campanha é arrecadar o maior número de roupas (masculinas, femininas e infantis), calçados e cobertores, ainda em condições de uso, para aquecer o inverno de famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente, em meio à pandemia de Covid-19. Além do prédio da prefeitura, farmácias, mercados e comércios na área central recebem as doações.

Esteio também lançou campanha semelhante, nesta terça-feira, com o tema “Aqueça o coração de alguém”. O principal ponto de arrecadação, que ocorre até 17 de julho, é a Casa da Solidariedade, que funciona junto ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Girassol, na rua Machado Lopes, 58, no Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No local, funciona a Loja Social Fixa, espaço onde são distribuídas roupas para pessoas em vulnerabilidade social durante todo o ano.

Pessoas em necessidade podem retirar até 10 peças, após a realização de um cadastro. Os usuários podem procurar o serviço diariamente, das 14h às 17h. As peças também chegarão a quem mais precisa através da Loja Social Móvel, evento no qual uma estrutura da Administração Municipal é montada junto a comunidades mais vulneráveis para a distribuição das doações. No ano passado, mais de 22,5 mil peças de roupas e 1,7 mil pares de calçados foram distribuídos na cidade.