Motociclistas foram 100% dos mortos no trânsito da Capital em abril

Seis pessoas que morreram em razão de acidentes no mês eram homens que conduziam moto; metade tinha documentação irregular ou em falta

Foto: Giulian Serafim / PMPA

Os acidentes que resultaram em morte no mês de abril no trânsito de Porto Alegre foram todos envolvendo motociclistas, revelou hoje a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). As seis pessoas que morreram em razão de acidentes no mês eram homens que conduziam motocicletas, sendo três deles sem CNH ou com documento irregular. Em relação ao mesmo mês do ano passado, foram quatro vidas perdidas a mais.

O número de feridos em razão de acidentes também aumentou quase 63%, em abril, passando de 239, em 2020, para 389, em 2021. A EPTC apontou que o aumento da circulação das pessoas é um dos fatores que impulsionaram os números, mas alertou para a necessidade de mais prudência no trânsito.

No acumulado do período de janeiro a abril, 86% dos mortos foram do sexo masculino e 14% do feminino. Outro fator de alerta é quanto ao turno: das 20 vítimas em 2021, nove morreram em acidentes no turno da madrugada (das 0h às 5h59min). Em 2020, apenas uma pessoa havia morrido, nessa faixa horária, de janeiro a abril.

Apesar da alta no quarto mês do ano, o acumulado do quadrimestre apresentou queda de 20%, de 25 mortes, em 2020, para 20, em 2021. Assim como o número geral de acidentes, que baixou de 3.145 ano passado para 3.078 neste ano, o que representa 2% a menos.