Imunização contra Covid segue neste sábado em cidades da Região Metropolitana

Alvora, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo e São Leopoldo aplicam vacinas de Oxford/Astrazeneca

Foto: Tony Capellão /PMC

Cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre promovem neste sábado atendimento para aplicação da vacina contra a Covid-19. Em seis municípios consultados pela reportagem, a imunização ocorre para pessoas com comorbidades em diferentes faixas etárias. Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo e São Leopoldo aplicam imunizantes de Oxford/Astrazeneca. Não há aplicação de doses da Coronavac.

Para todas as cidades é necessário apresentar no ato da vacinação, além de documento com foto e CPF, comprovante de residência do município e laudo, prescrição médica, receitas ou exames que comprovem a comorbidade.

Alvorada

Em Alvorada, a vacinação acontece das 8h às 18h no Ginásio Municipal Tancredo Neves (Av. Presidente Getúlio Vargas) e contempla pessoas com comorbidades de 59 a 40 anos. Podem se vacinar hoje pessoas com deficiência permanente com Benefício de Prestação Continuada (BPC) maiores de 18 anos; anemia falciforme para maiores de 18 anos; síndrome de down para maiores de 18 anos; obesidade IMC > 40 para maiores de 18 anos; pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise, maiores de 18 anos e gestantes e puérperas com ou sem comorbidades, maiores de 18 anos.

Cachoeirinha

Neste sábado, duas unidades de Saúde vão aplicar a vacina contra a Covid em Cachoeirinha. O público pode buscar atendimento no Centro do Idoso e na UBS Nova Cachoeirinha, das 9h às 14h. Os grupos alvo são pessoas com comorbidades acima de 40 anos; e gestantes, puérperas e pessoas com síndrome de down acima de 18 sem comorbidades, assim como os já estão no prazo de segunda dose do imunizante da Astrazeneca.

Canoas

Canoas dará sequência neste sábado à vacinação contra a Covid-19 para o grupo das comorbidades, prevista na fase 1 do Plano Nacional de Imunizações. Das 8h às 12h, a aplicação da primeira dose estará disponível para as pessoas com 57 anos ou mais. À tarde, das 13h às 17h, a ação será ampliada para o público a partir dos 55 anos. A vacinação acontece em 20 locais.

Gravataí

Em Gravataí podem se imunizar neste sábado pessoas com deficiência cadastradas no BPC e pessoas com comorbidades, entre 40 e 59 anos. As doses estão sendo aplicadas das 09h às 13h em seis unidades de saúde: USF Águas Claras, USF Barro Vermelho, USF Neópolis, USF Nova Conquista, UBS Centro e UBS São Judas Tadeu.

Novo Hamburgo

O grupo de pessoas de 40 anos ou mais com comorbidades poderá receber a imunização contra a Covid-19 neste sábado através do drive-thru montado nos pavilhões da Fenac, com entrada principal pela Avenida Nações Unidas. O horário de atendimento será das 9h às 16h.

São Leopoldo

Em São Leopoldo, a prefeitura ampliará neste sábado a faixa da vacinação de primeira dose contra a covid-19 para pessoas a partir de 47 anos de idade com as seguintes comorbidades: diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, hepatopatias, pneumopatias, imunossupressão, acidente vascular cerebral, obesidade mórbida e doenças reumáticas.

Neste sábado haverá dois pontos de vacinação: para quem for a pé, a opção é a antiga sede da Unisinos, com entrada pela praça Tiradentes. Para quem for de carro, a referência é o drive-thru do Largo Rui Porto. Os pontos terão atendimento das 8h ao meio-dia. A imunização segue para nascidos até 1961 e para pessoas com deficiência permanente a partir de 40 anos. Elas podem comprovar fisicamente, por meio de laudos médicos ou mediante apresentação do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC). Também continuam contempladas pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos. Extraordinariamente, o drive-thur no Largo Rui Porto e a antiga sede da Unisinos também vacinarão gestantes, puérperas e pessoas em diálise no sábado pela manhã, nos mesmos horários dos outros grupos.