Porto Alegre mantém vacinação contra Covid-19 em sete pontos da cidade neste sábado

Tenda, doada pelo Poder Judiciário, vai ser usada pela primeira vez

Foto: PMPA/Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre vai manter abertos sete pontos de vacinação contra a Covid-19 neste sábado. As unidades, espalhadas entre as zonas Norte, Sul e Leste da cidade, atenderão pessoas diagnosticadas com comorbidades e acima dos 40 anos; idosos com mais de 60 anos; gestantes e puérperas; e profissionais de saúde e de áreas de apoio.

A novidade é uma tenda, a ser instalada em frente ao shopping Bourbon Country. Doada pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a estrutura ocupa uma área de 12×24 metros. Cerca de 50 profissionais, entre vacinadores e responsáveis pela triagem, estarão mobilizados para o atendimento à população, que precisa chegar ao local à pé.

A tenda vai funcionar das 9h às 17h. O mesmo horário é adotado no drive-thru da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que também funciona neste sábado. Por outro lado, as cinco unidades de saúde com vacinas disponíveis receberão o público das 9h às 15h. São oferecidas doses de Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech, para primeira ou segunda dose. Não há vacinas na fórmula da CoronaVac.

Todos devem apresentar a identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre, além da documentação relativa à cada comorbidade. O documento preferencial a ser entregue é um laudo médico descrevendo o problema de saúde. A SMS pede que a população leve cópia do atestado médico junto com o original ou receita com medicamentos de uso contínuo. A cópia fica na unidade de saúde para registro.

Saiba onde se vacinar

Tenda
Onde: Shopping Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80)
Como: acesso à pé, pelas entradas da ruas Thadeu Onar e Dário Bittencourt
Quando: sábado, das 9h às 17h

Drive-thru
Onde: PUCRS (Av. Ipiranga, 6681)
Como: acesso de carro pela entrada do Centro de Eventos
Quando: sábado, das 9h às 17h

Unidades de Saúde
US Belém novo: rua Florêncio Farias, 195
US São Carlos: avenida Bento Gonçalves, 6670
US Assis Brasil: avenida Assis Brasil, 6615
US Glória: rua Prof. Oscar Pereira, 3229
US Tristeza: avenida Wenceslau Escobar, 2442