Em uma semana, fila de espera por leito de UTI registra queda de quase 40% no RS e na Capital

Ocupação das UTIs segue em estado crítico, mas indicadores vem apresentando redução

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Nos últimos sete dias a fila de espera de pacientes aguardando remoção para um leito de unidade de terapia intensiva (UTI) registrou queda de 38,5% no Rio Grande do Sul e de 35,8% em Porto Alegre. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Estado passou de 96 para 59 pessoas nesta condição, entre o dia 30 de abril e esta tarde.

No mesmo período, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Capital diminuiu a fila de 39 para 25 pacientes, sendo que pela primeira vez nenhum deles aguarda remoção em emergências de unidades de pronto atendimento (UPAs).

Mesmo assim, tanto no Estado quanto na Capital a pressão sobre a rede hospitalar permanece crítica. Contudo, todos os indicadores de lotação tiveram queda em relação aos últimos sete dias.

Em território gaúcho, o número de pacientes internados em tratamento intensivo reduziu de 2.832 para 2.705, o que corresponde a uma ocupação geral dos leitos de UTI de 80%. Além disso, são 112 pessoas em tratamento intensivo relacionadas ao coronavírus a menos do que na última sexta-feira.

Já em Porto Alegre, a situação é similar. O município registra taxa de ocupação geral das UTIs em 87%, tendo passado de 870 pessoas internadas em estado grave para 806 nos últimos sete dias. Entretanto, segundo a SMS, cinco dos 18 hospitais monitorados seguem com os leitos de alta complexidade lotados nesta tarde.