Rio Grande do Sul recebe autorização para disponibilizar mais 38 leitos de UTI Adulto

Cidades de Canela, Esteio, Palmeira das Missões, Santa Rosa e São Leopoldo foram beneficiadas

RS recebe autorização para disponibilizar mais 38 leitos de UTI Adulto. Foto: Andréia Copini/Divulgação

O Rio Grande do Sul recebeu a autorização do Ministério da Saúde para a disponibilidade de mais 38 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto. A estrutura tem sido fundamental para suportar a pressão que a pandemia do coronavírus tem causado nos hospitais gaúchos.

Os leitos serão para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19, em caráter excepcional e temporário. Os municípios de Alegrete, Canela, Esteio, Palmeira das Missões, Santa Rosa e São Leopoldo foram beneficiados. O valor do repasse mensal será de R$ 1,8 milhão, correspondente à abril.

Além desses, o Ministério da Saúde já autorizou 1.657 leitos de UTI Covid-19 para o Rio Grande do Sul em 2021 – um investimento de mais de R$ 120,9 milhões. A autorização ocorre sob demanda dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários.

Apesar disso, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença.