Governadores pedem mais vacinas para que Brasil chegue a 2 milhões de aplicações por dia

Wellington Dias, que preside fórum dos chefes estaduais, diz que o Brasil já perdeu tempo demais

Wellington Dias, do Piauí, é o presidente do Fórum dos Governadores. Foto: Governo do Piauí/Divulgação

O presidente do Fórum dos Governadores, Wellington Dias (PT), chefe do Executivo do Piauí, criticou neste sábado (1) a lentidão da vacinação contra a Covid-19 no país. “O Brasil já perdeu tempo demais na imunização do nosso povo”, disse.

De acordo com o governador, outros países estão completando a imunização de seus povos neste mês de maio a junho e é possível ao Brasil acelerar a campanha de imunização para concluí-la até, no máximo, agosto.

“Pelo Fórum dos Governadores vamos seguir trabalhando e buscando alternativas de mais vacinas para alcançar a imunização de cerca de 70% ou mais da população brasileira até julho, no máximo em agosto próximo. Somente neste patamar teremos um ambiente para uma retomada segura da economia e recuperação do social”, afirmou em nota.

Wellington Dias afirmou que os governadores lutam por mais vacinas ao país. “Um caminho seguro é a produção de IFA no Brasil pela Fiocruz, Butatan e União Quimica. Não vamos desistir desta meta”, destacou, referindo-se aos laboratórios brasileiros que produzem os imunizantes de Oxford, CoronaVac e Sputnik V, respectivamente.

Ele acredita ser possível vacinar mais de 2 milhões de pessoas por dia e alcançar rapidamente a meta de 70% até o início do segundo semestre. “O que falta mesmo é vacina e não vamos nos conformar em esperar esta meta para dezembro, o país não aguenta”, finalizou.