Canoas começa a vacinar pessoas com comorbidades contra a Covid-19 nesta segunda

Em razão do número insuficiente de vacinas, imunização ocorre em etapas, de acordo com as remessas que chegarem

Foto: Alisson Moura/Prefeitura de Canoas

Começa nesta segunda-feira, em Canoas, a vacinação contra a Covid-19 para parte das pessoas do grupo das comorbidades. A aplicação das doses ocorre ao longo da semana, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal da Saúde (confira abaixo). Um novo esquema, com inclusão de outros grupos, deve ser definido a partir da semana seguinte.

O Ministério da Saúde definiu 22 categorias de problemas crônicos de saúde, como diabetes, hipertensão arterial resistente, complicações cardíacas e pulmonares e obesidade mórbida. Recentemente, grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias) foram incluídas nesse grupo prioritário. Foram contempladas, ainda, doenças raras que oferecem em maior risco em caso de infecção pela Covid. Em razão do número insuficiente de vacinas, a imunização vai ser feita em etapas, de acordo com as remessas que chegarem.

Na Fase 2, ainda sem data de início, a vacinação vai ser estendida às demais pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC e gestantes e puérperas, independentemente de condições pré-existentes, segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.

Para se vacinar, é obrigatória a apresentação de laudo médico que ateste o grupo de risco, além de comprovante de residência em Canoas. Os pacientes já atendidos na rede pública municipal devem procurar a unidade básica de referência para realizar a comprovação.

Confira o público-alvo da 1ª fase e as datas e locais de vacinação em Canoas:

Segunda-feira (3/5)
Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos
Locais: Apae Canoas e Instituto Pestalozzi, das 8h às 15h

Terça-feira (4/5)
Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal acima de 18 anos
Local: Clínica Pró-Renal, a partir das 10h

Quarta-feira (5/5)
Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos
Local: Instituto Pestalozzi, das 8h às 15h

Gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos
Local: Ambulatório de Pré-natal de Alto Risco do Hospital Universitário (HU), das 8h às 17h