UTIs do RS atendem com ocupação abaixo de 100% pelo 30° dia seguido

No período, queda de internações relacionadas ao coronavírus é de quase 30%

Foto: Ricardo Giusti / Correio do Povo

O Rio Grande do Sul completa, nesta sexta-feira, o 30° dia consecutivo com que as unidades de terapia intensiva (UTIs) trabalhando abaixo da capacidade. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), são 2.832 pacientes para 3.372 leitos, o que corresponde a uma ocupação geral de 84% e uma redução de 16% no número de internações em alta complexidade, no comparativo com 1° de abril, data em que o Estado voltou ter a ocupação geral dos leitos de UTI abaixo do limite.

Nesta tarde, a pressão segue maior na rede privada, com lotação de 92,1%, menor índice dos últimos 15 dias. Já as instituições que recebem pessoas pelo SUS atendem com taxa de 81%, o que representa uma alta após três dias seguidos em queda, de acordo com a SES.

Outro indicador que apresentou recuo nos últimos 30 dias é a quantidade de pessoas internadas em UTI relacionadas ao coronavírus. Segundo a SES, atualmente há 1.871 pessoas nesta situação, o que representa redução de 28,17% em relação ao primeiro dia deste mês.

Já a fila de pacientes à espera de transferência para leitos de UTI diminuiu 69,5% neste período, passando de 315 pessoas para 96, nesta tarde.