RS vai iniciar semana com déficit de 434 mil doses de Coronavac

Municípios gaúchos devem retomar a aplicação de segunda dose na próxima semana, mas com apenas 30 mil vacinas à disposição

Foto: Cesar Lopes/PMPA

Mesmo com novos carregamentos de vacinas chegando ao Rio Grande do Sul, o Estado vai iniciar a próxima semana precisando de 434.710 doses de Coronavac para completar a imunização de idosos que já fizeram a primeira aplicação. A segunda dose é indicada para um período de três a quatro semanas após a primeira, mas o Estado já registra falta desses imunizantes.

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, nesta semana o déficit já chegou a 40.470 doses, destinadas a pessoas que começaram a se vacinar até 20 de março. Porém, já há necessidade de 223.400 para a segunda injeção de quem começou o processo até 26 de março.

Nesta sexta-feira, a situação piorou. Venceu o intervalo recomendado a 200.840 pessoas que receberam a aplicação em 2 de abril. Ao todo, então, são 464.710 doses necessárias para completar de imediato o esquema vacinal de pessoas de 60 anos ou mais.

Nessa quinta, o RS recebeu 7,2 mil doses de Coronavac, que sequer foram distribuídas para serem adicionadas a um lote maior. Neste fim de semana, a SES confirmou a chegada de mais 22,8 mil doses de Coronavac, ainda em dia e horário indefinidos no fim de semana. Essas 30 mil vacinas serão inteiramente destinadas à aplicação da segunda dose a partir da semana que vem.