A prefeitura de Porto Alegre anunciou, no final da manhã desta sexta-feira (30), o cronograma de retorno às aulas presenciais para os alunos dos outros anos do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio e dos estudantes da educação especial. Na companhia do prefeito Sebastião Melo, a secretária da Educação, Janaína Audino, divulgou que as classes do 3º ao 5º anos voltarão a partir de 10 de maio.
Já os estudantes do 6º ao 9º anos retomarão as aulas presenciais no dia 17 de maio. O Ensino Médio, cursos técnicos e as classes para jovens estudantes ocorrerão em 24 de maio. A prefeitura deixou por último os alunos da educação especial, que poderão retornar às salas de aula em 31 de maio.
Em sua manifestação durante a live realizada pela prefeitura, Janaína deixou claro que as famílias não são obrigadas a enviar seus filhos para as escolas nesta retomada das aulas presenciais. “É um momento de adaptação, foi um trabalho cauteloso que fizemos e contamos muito com a equipe diretiva para organizar esses grupos”, explicou.
Ao falar sobre a volta dos alunos do 3º, 4º e 5º anos, Janaína detalhou a razão pela qual a prefeitura decidiu fazer um retorno mais espaçado. “Decidimos fazer assim para dar à Educação Infantil e aos primeiros anos do Ensino Fundamental um período de adaptação, para que os alunos sejam acolhidos em revezamento. Estamos chamando os alunos em grupos. Queremos que todos possam voltar de forma presencial, mas as famílias precisam entender que nem todos irão retornar todos os dias. Do ponto de vista da qualidade pedagógica, o número reduzido de alunos traz ao professor uma tranquilidade. Isso facilita o trabalho dele e o estudante que eventualmente está em casa poderá voltar a ter o acompanhamento presencial no dia posterior. A gente sabe que é difícil este ensino híbrido, mas é o que podemos fazer diante do cenário, visto que muitas crianças não têm condições de estar apenas no ensino remoto”, afirmou.
Conforme a secretária, cerca de 65 mil alunos devem retomar os estudos presenciais em Porto Alegre. “É uma volta gradativa e que fique claro: há um sistema de revezamento. A nossa estratégia de abertura já previa questão da capacidade física, portanto, a organização não é nova e as escolas já têm isso”, argumentou.
Nesta quinta-feira já retornaram as atividades presenciais alunos na Educação Infantil e nos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental. O primeiro dia do retorno foi marcado pelo início da testagem de professores e funcionários. Os trabalhadores das 98 escolas municipais e 209 comunitárias serão testados nos laboratórios credenciados pela prefeitura, em estratégia que será comunicada a cada escola. A expectativa é testar até o dia 7 de maio cerca de 1.600 professores e demais trabalhadores das instituições que entraram em atividade nesta primeira etapa de retomada das aulas. O objetivo da prefeitura é evitar que pessoas assintomáticas transmitam o vírus.
Confira o cronograma: