Presença de palometas no Jacuí preocupa ambientalistas e pescadores

Problema se intensificou nas últimas semanas e já ocorre em cinco municípios gaúchos

Foto: Marcelo Moraes/Divulgação

Representantes da Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), universidades e pescadores se reúnem na próxima quinta-feira para tratar da infestação de palometas no rio Jacuí. O problema é registrado desde fevereiro mas, nas últimas semanas, se intensificou. Há ocorrências em cinco municípios: Cachoeira do Sul, Rio Pardo, Vale Verde, Bom Retiro do Sul e General Câmara.

Em General Câmara, os pescadores dizem estar capturando apenas dois quilos de peixes por dia, 15 vezes menos que o usual. Além disso, alguns peixes aparecem feridos, o que reforça a infestação. “A palometa está atacando o pescado já na rede, o que o torna presa fácil”, relata o prefeito de General Câmara, Helton Barreto.

Além de problemas econômicos para os pescadores, há risco biológico. “As palometas podem causar um desequilíbrio no ecossistema por não terem predadores”, teme o analista ambiental do Ibama, Maurício Vieira de Souza, acrescentando que, se as condições forem favoráveis, esses animais podem chegar ao Lago Guaíba.

Em reunião ocorrida na segunda-feira com a Secretaria de Aquicultura e Pesca, ficou acordado que os prefeitos da região afetada devem enviar um relatório a fim de que a equipe técnica do Ministério da Agricultura estude um plano de ação. O grupo também solicitou auxílio financeiro para as famílias afetadas ao Ministério da Cidadania, mas ainda não recebeu retorno.

O Ibama e a Sema elaboraram um questionário online que está disponível para prefeituras e qualquer pessoa repassarem informações caso identifiquem o invasor.

Os técnicos ainda não sabem como a palometa, com habitat na bacia do rio Uruguai, chegou ao Jacuí. A suspeita é de que o deslocamento tenha ocorrido por meio de canais de irrigação e afluentes.