Novas viaturas semiblindadas da Polícia Civil ficarão em Porto Alegre e Região Metropolitana

Corporação recebeu vinte veículos do tipo nesta sexta-feira

Equipamentos custaram mais de R$ 4 milhões aos cofres públicos. Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

A Polícia Civil teve acesso, nesta sexta-feira (31), a 20 novas viaturas semiblindadas. Todos os veículos são do modelo Toyota Hilux, e custaram mais de R$ 4 milhões aos cofres públicos. Segundo o Governo do Rio Grande do Sul, os recursos tem origem no Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e no Fundo Especial da Segurança Pública (Fesp).

As novas viaturas serão utilizadas pelos agentes lotados em Porto Alegre e na Região Metropolitana. A tecnologia de blindagem empregada na carroceria dos veículos conta com nove camadas do tecido de fibra aramida, que é mais leve que o aço e possui capacidade de resistência quatro vezes maior.

As unidades são capazes de suportar disparos de todos os tipos de arma de mão – como, por exemplos, pistolas .40 e 9mm. Nos vidros, a blindagem é composta pela sobreposição de materiais: são três camadas de vidro, intercaladas com uma de aço, duas de película plástica, além de selante de poliuretano  e uma última de plástico policarbonato.

Polícia Civil soma 65 viaturas semiblindadas

Esse é o segundo lote de viaturas com proteção balística entregue à Polícia Civil. No início do ano, a corporação já havia tido acesso a 45 viaturas, destinadas ao interior gaúcho. Outros 53 semiblindados foram incorporados à frota da Brigada Militar. Mais 103 viaturas com proteção balística devem ser entregues nos próximos meses.