“Espero julgamento justo” diz Witzel sobre sessão do Tribunal Misto

Governador afastado do Rio de janeiro afirmou que não existem provas que comprovem crime de responsabilidade

Wilson Witzel. Foto: Philippe Lima / Divulgação

Durante a sessão do Tribunal Especial Misto realizada nesta sexta-feira (30), o governador afastado Wilson Witzel se manisfestou nas redes sociais.

“Não desistirei jamais do cargo a que fui eleito. Espero um julgamento justo e técnico. As alegações finais do deputado Luiz Paulo são desprovidas de prova e demonstram toda sua frustração por seu grupo ter sido derrotado nas eleições, diga-se o grupo do Cabral e Picciani”, disse Witzel.

Após a leitura e voto do relator, o deputado Waldeck Carneiro, o governador afastado também se manifestou e comentou que ele “está usando exclusivamente a delação de Edmar Santos para fundamentar seu voto, absolutamente contrário a técnica jurídica sem compromisso com um julgamento justo”.

Na sessão, o deputado estadual Luiz Paulo (Cidadania) pediu a inelegibilidade do goverrnador afastado por cinco anos com base no crime de responsabilidade e afirmou que Witzel negligenciou os princípios básicos durante a condução da pandemia.

“No núcleo do poder executivo foi criada uma estrutura hierárquica a partir do governador”, disse Luiz Paulo.

Votação

O deputado Waldeck Carneiro (PT), relator do processo, foi o primeiro a votar. Após quase duas horas de leitura, ele se posicionou a favor do impeachment de Wilson Witzel e pela perda dos direitos políticos por cinco anos.

Wilson Witzel é investigado por crime de responsabilidade e foi afastado do cargo, no dia 28 de agosto por determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça) por suspeita de desvio de recursos na área da Saúde.