Em evento da OMS, Queiroga promete imprimir “novo ritmo de vacinação ao Brasil”

Ministro mencionou que o país tem capacidade de vacinar 2,4 milhões de pessoas por dia

Foto: Ailton de Freitas/Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou na manhã desta sexta-feira (30) de um evento da Organização Mundial da Saúde (OMS), para explicar o andamento do combate à pandemia no Brasil. Em seu discurso, ele prometeu dar um novo ritmo à vacinação da Covid-19, acelerando o processo e orientando a população.

Ao falar sobre a agilidade da imunização de pessoas no país, Queiroga destacou que é possível vacinar 2,4 milhões de pessoas por dia. A intenção, no entanto, tem esbarrado na falta de vacinas, ainda que na quinta-feira (29) o ministério tenha recebido mais imunizantes, com a chegada do primeiro lote da Pfizer ao País.

O ministro comentou que ao longo da pandemia, o Governo Federal tem se esforçado para manter a saúde econômica do Brasil e ainda pediu para que outros países compartilhem vacinas com o governo brasileiro.

Butantan

Nesta sexta, o governo de São Paulo chegou a anunciar a entrega de 600 mil doses da Coronavac, mas acabou liberando apenas 420 mil. Esta nova remessa, ainda que tenha diminuído, deve ajudar os estados que ficaram sem vacina para aplicar a segunda dose do imunizante.

No mês de março foram disponibilizadas ao Ministério da Saúde 22,7 milhões de doses. Em fevereiro, foram 4,85 milhões e em janeiro, mais 8,7 milhões. Em abril, até o último dia 19, foram liberadas 5,2 milhões de doses.