Mais da metade das escolas particulares do RS retornam às aulas presenciais nesta quinta

Levantamento feito pelo SINEPE/RS consultou 105 instituições associadas

Foto: SINEPE RS / Divulgação

Levantamento realizado pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS) com 105 instituições de ensino privado aponta que 25% das escolas retornaram às aulas presenciais nesta quarta-feira. A maioria, 57%, irá recomeçar as atividades de forma presencial nesta quinta. Outros 14% responderam que voltarão às atividades presenciais até o dia 10 de maio.

Na maioria das escolas – 86% – o retorno será gradual, começando pela Educação Infantil e Anos iniciais. Outro dado levantado na pesquisa é com relação ao formato de atendimento aos alunos, considerando a limitação de estudantes por sala de aula: conforme as regras do Governo do Estado é preciso ter um distanciamento mínimo de 1,5 metro entre cada classe.

Segundo a pesquisa, 30% das instituições terão condições de receber todos alunos em todas as turmas. Outros 30% conseguirão receber todos os alunos em algumas turmas. Já 40% não tem como receber todos os alunos em todas as turmas. Nesse caso, as instituições terão que adotar o sistema de revezamento em que uma parte da turma vai à escola em um dia e a outra no outro. Os alunos que ficam em casa seguirão com o ensino remoto.

O presidente do Sindicato, Bruno Eizerik orienta que as famílias procurem as instituições para saber sobre como está ocorrendo o retorno das atividades. “Como dependemos do espaço físico, algumas escolas terão que adotar o sistema de revezamento, uma parte da turma vai à escola em um dia e a outra no outro, porque não será possível receber toda a turma em função dessa regra “, explica Eizerik. Também se recomenda o uso de materiais individuais, e vedação de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.