Foi exatamente o reencontro que o torcedor esperava. No palco do tricampeonato da Libertadores em 2017, o Grêmio saiu na frente, chegou a ceder o empate ao Lanús, mas marcou no fim e venceu por 2 a 1 em La Fortaleza, na noite desta quinta-feira, em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Sul-Americana. Com o resultado, o Tricolor lidera o grupo H, com 6 pontos.
O Grêmio saiu na frente, com gol marcado no primeiro tempo por Léo Pereira. Na etapa final, o Lanús melhorou e chegou ao empate, com gol de Belmonte. Ferreira, no fim, definiu a vitória do Tricolor.
Agora, os comandados de Tiago Nunes enfrentam o Caxias, no domingo, às 19h, no Centenário, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho. Pela Sul-Americana, voltam a campo na próxima quinta-feira, às 19h15min, para enfrentar o Aragua, da Venezuela, na Arena, pela terceira rodada.
Gremistas superam forte marcação
A grande novidade da equipe foi a presença do zagueiro Geromel. Ele formou a dupla de zaga ao lado de Ruan no mesmo palco onde ergueu a Libertadores em 2017. Na frente, sem Alisson, machucado, Ferreira e Jean Pyerre tiveram a companhia de Leo Pereira para municiar Diego Souza.
O Grêmio começou o jogo com mais presença ofensiva no campo do adversário. Logo aos 4 minutos, Ferreira levou vantagem sobre a marcação e finalizou na rede pelo lado de fora.
No entanto, esse ímpeto inicial arrefeceu, e o jogo perdeu intensidade depois dos 15 minutos. Ferreira foi o mais acionado, e Diego Souza tentou sair da área para buscar jogo. Até a primeira meia hora, nenhuma finalização foi na direção do gol.
Na primeira jogada em velocidade em que conseguiu espaço, o Grêmio abriu o placar. Após escanteio a seu favor, o Lanús cedeu contra-ataque. Matheus Henrique ganhou e acionou Ferreira na esquerda, que arrancou e soltou para Léo Pereira, livre, só empurrar para o gol e fazer 1 a 0. Garantiu a vantagem em uma etapa inicial pouco movimentada.
Ferreira define a vitória
A marcação, característica predominante da primeira etapa, se manteve no início do segundo tempo. E, para o Grêmio, ela se traduziu em Thiago Santos, um dos destaques da equipe. Isso ficou evidente em dois lances em sequência com contribuições do volante: primeiro, roubou bola e criou chance para o Grêmio. Depois, ajudou a neutralizar ataque do Lanús acompanhando a marcação de perto.
Logo aos 8 minutos, o Grêmio voltou a levar perigo ao gol do Lanús. Após boa jogada em velocidade pela esquerda, Ferreira cruzou a meia altura. A bola desviou e sobrou para Diego Souza. Ele fez o pivô, girou e bateu de perna esquerda, carimbando o pé da trave direita de Morales.
Mas o Lanús trocou e melhorou o time. Passou a criar chances, e pressionou o Grêmio. Aos 22, De La Vega achou Bernabei, que chutou obrigando Brenno a espalmar. No rebote, Ruan chegou afastando para evitar a chegada do Lanús.
Dois minutos depois, a pressão resultou em um merecido empate para os argentinos. Trocando passes pelo meio, de novo com De La Vega, que dessa vez pegou sobra de bola alta e achou Orsini se infiltrando por entre a defesa. De carrinho, deu um toque sutil, fazendo a bola chegar em Belmonte. Com categoria, deu um tapa no canto de Brenno, empatando o jogo em 1 a 1.
No fim, as duas equipes cansaram. O técnico Tiago Nunes fez modificações que melhoraram o time e devolveram a presença ofensiva ao Tricolor, e a vitória veio graças a uma bela troca de passes, que terminou com lindo gol de Ferreira, garantindo o triunfo por 2 a 1 e colocando o Grêmio na liderança da chave.
Copa Sul-Americana – 2ª rodada da fase de grupos
Lanús 1
Morales; Gomez, Thaller, Burdisso e Aude; Pérez, Belmonte e Esquivel; De La Vega, Bernabei e Sand. Técnico: Luis Zubeldia
Grêmio 2
Brenno; Rafinha, Geromel, Ruan e Cortez; Thiago Santos, Matheus Henrique, Jean Pyerre, Leo Pereira e Ferreira; Diego Souza. Técnico: Tiago Nunes
Gols: Léo Pereira (34/1T); Belmonte (11/2T) e Ferreira (41/2T)
Cartões amarelos: Pérez (Lanús); Thiago Santos (Grêmio)
Arbitragem: Piero Maza (CHI)
Local: Estádio Néstor Diaz Perez, em Lanús (ARG)
Data e hora: 29/04, às 21h30min