Canoas: estudantes só devem retornar às escolas após vacinação de professores

Mais de 14 mil pessoas participaram de consulta popular sobre a questão

Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP

A consulta popular referente ao retorno das aulas presenciais em Canoas, feita pela prefeitura em um período de 24 horas, através do site da administração, revelou que 75,27% do total de participantes, ou 10.542 pessoas, preferem o retorno às salas de aula somente após a vacinação de todos os profissionais da Educação. Do total de votos válidos, que correspondem a 14.005 pessoas, outros 3.463 votaram pelo retorno presencial imediato – antes da vacinação.

Segundo o prefeito Jairo Jorge, a enquete revela a opinião majoritária. “Vamos acatar a vontade da população, retornando com o ensino presencial somente após a vacinação dos professores – 7 mil, entre ensino público e privado. Enquanto as atividades seguem de forma remota, seguimos organizando e realizando as devidas manutenções nas escolas, fazendo também aquisição de tapetes sanitizantes, álcool gel e medidor de temperatura.”

Jairo Jorge disse ainda que até a última quarta-feira mais de 19 mil uniformes e kits com material escolar foram entregues aos pais de alunos da rede municipal, em dias e horários alternados, com escalonamento, para evitar aglomeração. “A partir da próxima semana, equipes de educação farão avaliação individual dos alunos para verificar o desenvolvimento pedagógico dos estudantes entre março do ano passado até aqui.”

Além disso, o prefeito de Canoas garante que está, em conjunto com demais prefeitos, engajado e trabalhando forte para que haja, em breve, a vacinação dos profissionais da Educação.

As aulas da rede municipal de Canoas se iniciaram em 28 de fevereiro (Educação Infantil) e 1º de março (Ensino Fundamental), de forma remota, e a participação dos alunos nesta modalidade é de mais de 82%. Hoje Canoas atende 32.781 estudantes na rede, 27.741 do ensino fundamental e 5.040 da educação infantil.

Guaíba

Em Guaíba, o prefeito Marcelo Soares Reinaldo, autorizou que as instituições privadas recebam alunos de forma presencial, em todos os níveis de ensino. Entretanto, é preciso que as escolas sigam todos os protocolos sanitários e de distanciamento. Segundo ele, na rede municipal, as aulas seguirão remotas até que todos os profissionais da educação se vacinem.