Pandemia permanece em patamares críticos, aponta Fiocruz

Boletim divulgado nesta quarta-feira mostra que apesar da queda no número de casos e óbitos, taxa de letalidade segue em alta

Foto: Ricardo Giusti / CP

O Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quarta-feira, aponta queda no número de casos, óbitos e taxas de ocupação de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) no Brasil, mas considera que a pandemia de Covid-19 permanece em patamares críticos. Isso porque, segundo o boletim, a taxa de letalidade do coronavírus no país subiu de 2%, no final de 2020, para 4,4% na última semana epidemiológica, período que corresponde entre 18 e 24 de abril.

“O número de casos diminuiu a uma taxa de -1,5 % ao dia, enquanto o de óbitos por covid-19 foi reduzido a uma taxa de -1,8 % ao dia, mostrando uma tendência de ligeira queda, mas ainda não de contenção da epidemia”, diz a publicação.

Em relação à ocupação dos leitos de UTI, o boletim destacou a saída de Alagoas da zona de alerta crítico para a de alerta intermediário, com redução de 83% para 76% nas taxas de ocupação. Já a Paraíba saiu da zona de alerta, ao reduzir as taxas de 63% para 53%.

Para os pesquisadores da Fiocruz, “o quadro atual pode representar uma desaceleração da pandemia, com a formação de um novo patamar, como o ocorrido em meados de 2020, porém com números muito mais elevados de casos graves e óbitos, que revelam a intensa circulação do vírus no país”.

Os pesquisadores também alertaram para as medidas de flexibilização que, sem um controle rigoroso das medidas de distanciamento social, podem retomar o ritmo de aceleração da transmissão do novo coronavírus.

“Além disso, a reorganização e ampliação da estratégia de testagem é essencial para evitar novos casos, bem como reduzir a pressão sobre os serviços hospitalares”, afirmaram.