A remessa de doses de vacinas contra a Covid-19 prevista para sexta-feira chega ainda nesta quinta ao Rio Grande do Sul. O lote com 360.950 doses de imunizantes teve o envio antecipado e deve desembarcar pela manhã em Porto Alegre. No entanto, de acordo com a Secretaria Estadual de Sáude (SES), ainda não há uma confirmação se as vacinas já serão distribuídas aos municípios no mesmo dia.
Conforme a pasta estadual, com as 353.750 doses da AstraZeneca, o plano é vacinar os idosos e atingir 100% da faixa etária dos 60 anos com a primeira dose, além de começar a imunizar pessoas com comorbidades.
Também chegarão 7,2 mil doses da Coronavac, que serão destinadas para a aplicação da segunda dose, suspensa em Porto Alegre e em parte das cidades do Interior por falta de imunizantes.
Mais de 260 mil doses em falta
Um levantamento da SES aponta déficit de 40.470 segundas doses da Coronavac para concluir o esquema vacinal de idosos que começaram a se imunizar em 20 de março. Ainda segundo órgão, há necessidade de mais 223.400 segundas doses dos vacinados com a remessa distribuída em 26 de março.
Já para aqueles que foram vacinados com a fórmula da AstraZeneca, a SES esclarece que não há falta de doses para completar a imunização.
O uso de duas vacinas diferentes é contraindicado pelo Ministério da Saúde, o que explica a falta de segundas doses apenas para quem começou a se imunizar com a Coronavac.
Balanço
Com essa nova remessa, o Rio Grande do Sul vai ter recebido 4,2 milhões de doses. Até o momento, o Estado já vacinou 2,2 milhões de pessoas com a primeira dose e outras 875,5 mil já receberam a segunda.