Operação desarticula organização criminosa no RS

Grupo cometia extorsão sexual pela internet

POLÍCIA
Motorista de 51 anos, natural de Piraquara, Paraná, morreu no acidente

Após meses de investigações, a Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira, a 3ª fase da Operação Sextortion, que combate delitos de extorsão sexual praticados pela internet no Rio Grande do Sul. Durante a operação, coordenada pelo delegado da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo, Ayrton Figueiredo Martins Júnior, foram presos três criminosos e cumpridos nove ordens judiciais de bloqueio de contas bancárias nas cidades de São Leopoldo, Canoas, Três Coroas e Feliz.

“As investigações tiveram início a partir de uma ocorrência registrada por uma das vítimas, que trocou mensagens e fotos íntimas com uma jovem, cujo perfil era falso e, posteriormente, foi extorquido pelos criminosos para que o conteúdo das conversas não fosse denunciado à Polícia Civil”, revelou o delegado da Draco, Ayrton Figueiredo.

Segundo ele, além das prisões foram apreendidas hoje uma espingarda calibre 2.8, cartuchos e maconha. “Com a Operação Sextortion conseguimos identificar uma organização criminosa especializada em delitos de extorsão sexual e reprimir esse modelo de crime”, ressaltou o delegado, lembrando ainda que foram decretadas prisões preventivas contra alguns investigados de participação no esquema.