A Polícia Civil fechou uma farmácia clandestina, na manhã desta segunda-feira, em São Leopoldo. O flagrante, a cargo da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon), do Departamento Estadual de Investigações Criminais, ocorreu no bairro Rio dos Sinos. Os agentes prenderam um casal por tráfico de drogas, associação para o tráfico e crime contra as relações de consumo durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em uma residência.
A ação contou com a participação da Vigilância Sanitária Municipal e teve o objetivo de coibir crimes contra a saúde pública e contra as relações de consumo. Houve a apreensão de uma quantidade expressiva de medicamentos e de substâncias psicotrópicas de procedência ignorada e em desacordo com a legislação vigente, por estarem sujeitas a controle especial. Até remédios sem eficácia comprovada contra a Covid-19, como a ivermectina, foram encontrados em um dos cômodos, divididos por marca e princípio ativo. Além disso, os policiais civis não encontraram notas fiscais ou receitas dos produtos oferecidos no local.
O homem, de 41 anos, e a mulher, de 51 anos, não possuem nenhum tipo de formação em farmácia ou graduação similar. A equipe da Decon alertou que a venda desses medicamentos sem a apresentação da necessária prescrição médica ocasiona sérios riscos à saúde dos consumidores.