A Receita Federal calculou em cerca de R$ 750 mil o valor do carregamento de aproximadamente 150 mil cigarros paraguaios contrabandeados que foram apreendidos em Torres, no Litoral Norte. O crime representa uma sonegação de tributos superior a R$ 400 mil. Dentro de 300 caixas, a mercadoria ilícita estava sendo transportada em um caminhão baú que foi abordado na BR 101, na divisa com Passo de Torres, em Santa Catarina.
O flagrante, que contou com apoio da Receita Estadual, ocorreu na noite de sexta-feira. A equipe de repressão ao contrabando da Receita Federal fiscalizava a entrada e saída de mercadorias estrangeiras no local e parou o veículo que informou estar indo para o norte do país.
Analisando os documentos fiscais e os dados do transportador, a equipe verificou inconsistência fiscais que indicaram suspeitas de infrações aduaneiras. O condutor apresentou uma nota fiscal informando transporte de mercadorias legais, mas estavam ocultos os cigarros paraguaios na carroceria do caminhão baú.
O motorista foi preso em flagrante pela autoridade aduaneira responsável e as mercadorias e o veículo foram encaminhados ao depósito da Receita Federal para abertura do processo fiscal. Ele responderá criminalmente pelo crime de contrabando e poderá perder sua carteira nacional de habilitação. Já o proprietário do veículo também será chamado ao processo fiscal para esclarecer sua relação com a ilicitude.