Volta às aulas presenciais é opcional às famílias, esclarece secretária estadual

Raquel Teixeira disse que profissionais temporários devem ser contratados para que professores que pertençam a grupos de risco da Covid-19 permaneçam em casa

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O retorno às aulas presenciais em cidades com bandeira preta e com o sistema de cogestão vai ser opcional às famílias no Rio Grande do Sul. De acordo com a secretária de Educação, Raquel Teixeira, as atividades seguirão de forma online para as famílias que optarem por esse formato.

Na noite dessa quinta-feira, o governador Eduardo Leite publicou um decreto que permite o avanço para a volta das aulas presenciais no Ensino Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Desta forma, a partir de segunda-feira os alunos desses níveis poderão voltar às escolas, mesmo com o mapa de risco para a Covid ainda em bandeira preta.

“As escolas estarão abertas para acolher principalmente aqueles pais que trabalham e não têm onde deixar os filhos, esses serão os prioritários”, frisou Raquel Teixeira.

Segundo a secretária, a educação infantil e o 1º e o 2º anos do Ensino Fundamental atendem cerca de 125 mil crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul. Além disso, Raquel disse que profissionais temporários devem ser contratados para que professores que pertençam a grupos de risco da Covid-19 permaneçam em casa.

“Estamos fazendo um trabalho reforçado na Secretaria para garantir as melhores condições em todas as escolas que estarão abertas na semana que vem”, destacou, complementando que todas as escolas devem enviar um plano de contingenciamento para essa retomada. “Esse plano é enviado por cada escola e será monitorado para garantir que haja toda essa estrutura pensada para garantir a redução do risco”, detalhou.

*Com informações da repórter Jessica Hübler/CP