A Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou 875 mil novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, número que supera o recorde anterior de 20 de dezembro de 2020 e que é explicado em parte pela onda de positivos na Índia, que concentra mais de um terço das infecções. As informações foram levantadas pela Agência EFE.
Embora a curva de novas infecções tenha caído ligeiramente nos últimos dias na Europa e no continente americano — regiões mais afetadas —, ela continua aumentando no resto do mundo, especialmente no sul da Ásia, onde a Índia confirmou entre ontem e hoje 332 mil novos casos, o pior número registrado por um país até agora na pandemia.
Os casos acumulados desde o início da pandemia no planeta ultrapassaram 143 milhões, enquanto as mortes chegaram a 3,05 milhões.
Nas últimas 24 horas, a OMS registrou mais de 14 mil mortes pela Covid-19. Os picos foram registrados em janeiro e fevereiro, quando a marca de 16 mil vítimas era superada quase que diariamente.
De acordo com os gráficos da OMS, os casos globais de Covid-19 aumentaram nas últimas oito semanas, enquanto as mortes, que subiram nas últimas quatro semanas, diminuíram ligeiramente.
Entre ontem e hoje, o número de casos ultrapassou a marca de 60 milhões no continente americano e 50 milhões na Europa, enquanto o sul da Ásia, uma das regiões onde a situação é mais preocupante, atingiu 19 milhões de infecções. O Oriente Médio, com uma curva ascendente, teve mais de 8,6 milhões.
O continente americano soma 1,4 milhão de mortes desde o início da pandemia, a Europa teve mais de 1 milhão e o sul da Ásia é a terceira região com mais vítimas (246 mil).
Por países, os Estados Unidos seguem sendo o que mais registrou casos absolutos do novo coronavírus (31 milhões), seguido pela Índia (15 milhões) e do Brasil (14 milhões).
Em relação aos óbitos, os EUA também aparecem à frente, com 563 mil vítimas, seguidos pelo Brasil (378 mil), México (213 mil) e Índia (184 mil).
Quase 1 bilhão de vacinas
Sobre os programas de imunização, o mundo já ultrapassa 972 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas, sendo os EUA o país que mais vacinou (218 milhões), com a China se aproximando das 209 milhões.
A Índia é o terceiro com 132 milhões de doses administradas, a União Europeia ultrapassa 123 milhões e o Reino Unido vem em seguida com 43 milhões de doses.
Os países mais avançados em números relativos seguem sendo Israel, com 120 doses administradas por 100 pessoas, seguido pelos Emirados Árabes Unidos (101) e Chile (71).