RS e Cosems pedem mais agilidade em abastecimento de vacinas para segunda dose

Cerca de 300 mil gaúchos já fecharam ou devem fechar, no curto prazo, intervalo recomendado após a primeira aplicação

Foto: Patrícia Coelho/PMPA

A Secretaria Estadual da Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) enviarão um ofício ao governo federal demonstrando preocupação com o atraso do cronograma de envio das vacinas contra a Covid-19 por parte do Ministério da Saúde. O Estado e o Cosems vão cobrar mais agilidade no abastecimento de vacinas da Coronavac para cobrir as segundas doses de quem já recebeu a primeira aplicação há 28 dias ou mais.

Segundo a SES, mais de 300 mil gaúchos já fecharam ou devem fechar, no curto prazo, o período recomendado pelo Butantan para a segunda dose, referente às aplicações feitas de 20 a 26 de março.

“Sabemos que esse problema não é exclusividade do Rio Grande do Sul. Mas precisamos cobrar do Ministério da Saúde o envio ágil dessas doses, para que possamos concluir o esquema vacinal destas pessoas. Esperamos que o Butantan consiga recuperar o tempo perdido sem o IFA e recomece a produção em escala para fazer novas entregas o mais rapidamente possível”, pontuou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.