A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul anunciou, nesta quinta-feira, a destinação da nova remessa de vacinas que chega na manhã desta sexta-feira. As 242,9 mil vacinas esperadas serão destinadas a primeiras e segundas doses, além de reforçar a aplicação em idosos que não se imunizaram.
Do carregamento total, 50,2 mil doses da Coronavac devem ser usadas para atender ao menos 86% da segunda dose de quem recebeu a primeira a partir da remessa que chegou em 20 de março. Segundo o governo, somando com as doses já reservadas para esse fim, ainda ficarão faltando 40 mil para atender a integralidade desse público.
Já as 192,7 mil da AstraZeneca devem atender 100% da segunda dose das pessoas que receberam a primeira aplicação na remessa que chegou em 24 de janeiro, além de completar a totalidade da primeira dose de idosos de 62 anos em cidades que ainda não conseguiram.
A partir desta remessa, a Secretaria da Saúde estima que também seja possível ampliar a vacinação de idosos de 61 anos, atingindo 92% desse grupo, e repassar doses extras para vacinação de idosos de 65 anos ou mais que ainda não se vacinaram.