Após a confirmação do terceiro vereador com coronavírus e mais um caso suspeito, o prédio da Câmara de Vereadores de Pelotas vai passar por uma desinfecção, no sábado. Além dos vereadores Paulo do Sítio (PSDB) e Marcos Ferreira (PTB), dois assessores do primeiro contraíram a Covid-19. A vereadora Cristina Oliveira (PDT) também apresentou sintomas da doença.
Ainda nesta semana, o presidente da Casa, vereador Cristiano Silva (PSDB) publicou uma portaria na qual restringe o funcionamento do legislativo de terça a quinta-feira, das 8h às 14h. O local segue fechado para o público.
Servidores, vereadores e assessores integrantes dos grupos de risco permanecem trabalhando em home-office, exceto os funcionários das comissões legislativas, com 50% do efetivo cada dia da semana.
As sessões seguem sendo realizadas, nos três dias da semana, apenas com a presença do presidente do Legislativo e do secretário, que atualmente é o vereador Carlos Júnior (PSD), pelo fato de o vereador Jair Bonow (PP) pertencer a grupo de risco. O restante dos parlamentares participa das reuniões de forma remota.
Além dos 21 vereadores, a Câmara soma em torno de 150 servidores. A Casa está adquirindo 50 testes de detecção.