A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Exército iniciaram, na manhã desta terça-feira (20), em Nova Santa Rita, a distribuição de quase 124 mil medicamentos que fazem parte do kit intubação. Os fármacos serão destinados a 62 hospitais em 47 cidades do Rio Grande do Sul.
São bloqueadores neuromusculares, relaxantes musculares e sedativos utilizados no procedimento de intubação em pacientes com dificuldades respiratórias e foram enviados pelo Ministério da Saúde a partir de uma doação da Vale S.A. A carga chegou ao território gaúcho no último sábado.
Ao todo, o lote é formado 123.830 ampolas. A quantidade é suficiente para manter os estoques de fentanila de 11 hospitais para até um dia; de propofol de 42 hospitais para até seis dias; de midazolam de 45 hospitais para até dois dias; e de cisatracúrio de 32 hospitais para até sete dias.
Já foram entregues aos hospitais gaúchos cerca de 470 mil unidades de medicamentos, adquiridos pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado, desde o início da pandemia. A remessa a ser entregue nesta terça representa o maior repasse desses medicamentos já realizado pela SES.