Protesto de servidores de nível médio da BM pede modernização de carreira no RS

Carreata passou em frente ao Palácio Piratini

Foto: Guilherme Almeida

Duas entidades de classe de servidores da Brigada Militar – Associação Beneficente Antônio Mendes Filho, dos Servidores de Nível Médio da Brigada Militar e Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul (Abamf) e Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM) fizeram uma carreata, em Porto Alegre, na manhã desta terça. O objetivo era defender a modernização da carreira dos policiais militares gaúchos. Os veículos passaram no QG da Brigada Militar, Assembleia Legislativa e Palácio Piratini.

As entidades divulgaram uma nota oficial à imprensa e à sociedade gaúcha. Elas lembraram que, há 540 dias, apresentaram ao Governo do Rio Grande do Sul uma proposta de modernização das carreiras para trazer “justiça a uma categoria que está há mais de 20 anos sem avanço”.

A Abamf e a ASSTBM dizem ainda que “uma parcela significativa dos militares estaduais não possui qualquer perspectiva de carreira, evidenciando o descaso do Governo do Estado”.

Como exemplo, a Abamf e a ASSTBM citaram que soldados são encaminhados para a reserva remunerada no mesmo posto após 30 anos ou mais na corporação. “A modernização da carreira dos militares estaduais acarreta justiça”, garantem. As entidades de classe também defenderam “a implantação de uma carreira digna” com valorização da tropa.