O ministro das Comunicações Fábio Faria anunciou, nesta terça-feira, no Twitter, que o Ministério da Saúde negocia a compra de mais um lote de 100 milhões de doses da vacina da Pfizer. Segundo ele, a negociação começou há 20 dias e a intenção do governo é finalizar rapidamente a compra. A previsão, contudo, é de que as doses cheguem só no início de 2022.
✅💉 O @minsaude está negociando a compra de um novo lote com mais 100 milhões de doses da vacina da #Pfizer. A negociação começou há cerca de 20 dias e a pasta busca dar celeridade ao processo. #VacinaBrasil @jairbolsonaro @mqueiroga2 @govbr
— Fábio Faria 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@fabiofaria) April 20, 2021
O governo brasileiro já havia comprado 100 milhões de doses da farmacêutica Pfizer. Isso aconteceu em março. A entrega de uma parte inicial deste lote acontece no segundo trimestre de 2021 e, a segunda está prevista para o terceiro trimestre. No mês de março, o Brasil também comprou 38 milhões de doses da vacina da Janssen.
Em meio ao pior momento da pandemia no Brasil, o governo busca acelerar a vacinação da população. Até o momento, 26,6 milhões de pessoas receberam a primeira dose no país, o que corresponde a 12% da população. Dessas, 10,1 milhões receberam a segunda dose, o que equivale a 4,78% da população.