Governo Federal nomeia o sexto presidente da Funarte na gestão Bolsonaro

Tamoio Marcondes deixa assessoria jurídica da vice-presidência para assumir o órgão

Foto: Funarte/Divulgação

O Governo Federal oficializou, nesta terça-feira (20), a nomeação de Tamoio Athayde Marcondes na presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte). O advogado exerce, atualmente, a assessoria jurídica da vice-presidência da República. Com a publicação no Diário Oficial da União, ele fica dispensado do cargo.

Antes de ser deslocado para a vice-presidência, Athayde ocupou, entre junho de 2018 e janeiro de 2019, a função de procurador federal na Funarte, órgão criado durante a Ditadura Militar para o fomento à cultura nas áreas de música, teatro, artes visuais, dança, literatura e circo.

Tamoio é o sexto nome a ocupar o cargo de comandante da Funarte no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O secretário especial da Cultura, Mario Frias, justificou a decisão de demissão do último ocupante do cargo, o coronel da reserva Lamartine Barbosa Holanda, a um processo de “reestruturação”.

“Hoje chegamos à conclusão da necessidade de reestruturação da Funarte e iniciamos os trabalhos para que todos tenham acesso às políticas culturais de forma clara, rápida e objetiva”, afirmou Frias ao dizer que a ação é o primeiro passo para “mudanças necessárias em busca da popularização da cultura”, disse Frias.