Estância Velha inicia nesta terça-feira (20) a vacinação de pessoas com comorbidades, dentro do plano de imunização contra a Covid-19. A ação teria ocorrido na sexta-feira, mas por orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), foi suspensa.
Após uma reunião entre o Ministério Público e o prefeito Diego Francisco, na tarde de ontem, o promotor Bruno Amorim Carpes expediu uma recomendação para que o município passe a vacinar imediatamente o próximo grupo prioritário conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, que abrange pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades.
Diante da recomendação, a prefeitura marcou a retomada da vacinação para esta terça-feira, a partir das 13 horas, nos oito postos de saúde do município. A aplicação de doses será para doentes crônicos com 59 anos. É preciso comprovar a doença com exames, laudo, receita médica ou prescrição médica.
O documento recomenda que sejam cumpridas rigorosamente as orientações sobre a ordem e descrição de grupos prioritários e recomendações para vacinação, dos quais a Secretaria Estadual de Saúde também está vinculada. A decisão esclarece que, face às peculiaridades locais, ao observar o esgotamento do grupo prioritário de pessoas de 60 a 64 anos e a remanescência de doses, se passe a vacinar ao grupo de pessoas com comorbidades.