Secretaria da Saúde e Exército distribuem nova remessa de medicamentos do kit intubação nesta terça

Medicamentos são suficientes para atendimento durante poucos dias, admitem autoridades

A Secretaria da Saúde (SES) e o Exército farão, nesta terça-feira, a entrega de lotes totalizando 124 mil medicamentos do kit intubação a 62 hospitais, distribuídos em 47 municípios do Rio Grande do Sul.

Os bloqueadores neuromusculares, relaxantes musculares e sedativos foram enviados pelo Ministério da Saúde a partir de uma doação da Vale S.A. Os medicamentos chegaram a Porto Alegre no último sábado e foram separados no 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita. O 3º Grupamento Logístico cuida da distribuição.

O lote é formado pelos medicamentos fentanila, propofol, midazolam e besilato de cisatracúrio. A quantidade é suficiente para manter os estoques de fentanila de 11 hospitais por um dia; de propofol de 42 hospitais para até seis dias; de midazolam de 45 hospitais para até dois dias; e de cisatracúrio de 32 hospitais para até sete dias.

A lista de hospitais contemplados está em definição pela equipe técnica do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da Secretaria da Saúde. O rateio é realizado com base em dados de estoque e consumo informados pelas próprias casa de saúde.

A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica estadual. Por conta da dificuldade de aquisição e devido ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições que atendem pelo SUS.