Ex-ministro de Bolsonaro aciona PGR contra Renan Calheiros

Documento é assinado por Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG). Primeiro encontro da CPI da covid ocorre na quinta-feira

Foto: Isac Nóbrega/PR

O deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG), ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro, protocolou, nesta segunda-feira, na Procuradoria-Geral da República (PGR), pedido de suspeição imediata contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL) como relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.

A comissão no Senado Federal vai investigar supostas omissões do governo federal e também os repasses de verbas federais aos Estados e Municípios no combate à pandemia de Covid.

A expectativa é de que os membros da CPI se reúnem na próxima quinta-feira para o primeiro encontro do colegiado. Na ocasião, serão eleitos presidente, vice-presidente e o relator – há acordo para que os cargos sejam distribuídos, respectivamente, para Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL).

Na tentativa de frear Calheiros na relatoria, o ex-ministro de Bolsonaro acionou a PGR, sob o argumento de que o senador é pai do governador de Alagoas, Renan Filho.

“Necessário é que o senador Renan de se declarar suspeito, haja vista a natureza jurídica das CPIs de controle jurídico e político que possui, para que não haja um desvirtuamento destas e que não haja prejuízo para a população brasileira”, menciona o deputado na peça.

O documento pede também que seja instaurado o procedimento para apurar a responsabilização de todas as pessoas envolvidas na nomeação do senador como relator e que o Senado Federal seja imediatamente convocado a alterar o posto.