O Rio Grande do Sul voltou a registrar menos de 3 mil pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI) nesta sexta-feira. Até às 15h, havia 2.995 pessoas em estado grave. A retração ocorre depois de 45 dias. Os números permaneciam acima de 3 mil desde 4 de março.
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, 72,4% dos pacientes em leitos de alta complexidade tiveram sintomas de coronavírus. Já a taxa de ocupação geral das UTIs permanece em queda. Nesta tarde, o índice de lotação dos 3.383 leitos é de 88,9%.
Ainda segundo a pasta, os leitos privados seguem sobrecarregados, com 104,2% de ocupação, enquanto os hospitais que recebem pacientes através do SUS atendem com taxa de 83,2%. Isso ocorre, principalmente, porque das 21 regiões Covid, distribuídas pelo distanciamento controlado do governo estadual, oito seguem com mais pacientes do que vagas disponíveis na rede particular.
A fila de pessoas aguardando transferência para um leito de alta complexidade aumentou em relação a essa quinta-feira, passando de 156 para 161 pacientes. Desses, 102 reebem atendimento em Porto Alegre.