Deve ser definida ainda hoje a indicação para a relatoria da CPI da Covid no senado, cargo estratégico para a investigação. No MDB, já há acordo para que Renan Calheiros (MDB/AL) seja o indicado, principalmente diante do cenário em que Omar Aziz se confirme na presidência.
“Seria difícil explicar uma CPI comandada e relatada por parlamentares do Amazonas. Neste caso, melhor fazer uma CPI na assembleia estadual do estado”, explica fonte diretamente ligada nas negociações.
A declaração explica um dos motivos pelos quais Eduardo Braga (MDB/AM) teria desistido em favor de Renan Calheiros, uma vez que Omar Aziz (PSD/AM), cotado para presidir a investigação também representa o Amazonas no Senado.
A eventual confirmação do senador alagoano é péssima notícia para o Planalto. Calheiros está entre os mais experientes parlamentares do Congresso e tem postura de oposição ao governo. “O que estamos vivendo é uma acomodação interna. O Governo, neste caso, não tem capacidade de vetar nomes”, avalia a mesma fonte.
*Com informações da colunista do Portal R7, Christina Lemos