Segunda dose da vacina contra a Covid está disponível para idosos em postos e drive-thrus em Porto Alegre

Ampliação da faixa etária na Capital depende da chegada de nova remessa de vacinas

Foto: Guilherme Almeida/CP

Prossegue nesta quinta-feira (15) a vacinação para pessoas com 63 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. São 30 unidades de saúde, abertas das 8h às 17h, e três drive-thrus, com atendimento das 9h às 17h. Para completar o esquema vacinal, pessoas imunizadas há mais de 21 dias com a primeira dose da Coronavac/Butantan devem ficar atentas à data para aplicação da segunda dose e procurar um dos 33 locais de vacinação. A ampliação da faixa etária na Capital depende da chegada de nova remessa de vacinas.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que, desde esta quarta-feira, o Centro de Saúde Modelo realiza a vacinação contra Covid-19 no salão da Igreja Nossa Senhora do Líbano, localizada em frente ao posto (rua Jerônimo de Ornelas, 60). O objetivo da mudança foi dar mais conforto e agilidade ao atendimento em função do início da campanha de vacinação contra a gripe, que começou nesta semana. O Modelo segue vacinando normalmente.

Para aplicação da primeira dose, é necessário levar documento com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. No caso da segunda dose, é preciso levar documento com CPF e a carteira de vacinação com registro da primeira aplicação. Isso agiliza o atendimento e garante o registro e a comprovação de que a imunização está completa.

Quem perdeu o cartão de vacinação deve procurar uma unidade de saúde e solicitar outro. As unidades podem acessar o sistema e resgatar o registro da aplicação da primeira dose. Sem o cartão, não é possível receber a segunda dose.

Locais de vacinação nesta quinta-feira: 

Confira as 30 unidades de saúde, das 8h às 17h.

Drive-thrus das 9h às 17h:

Big Sertório – Acesso pela rua Dona Alzira, no estacionamento coberto do Sam’s Club

Big Barra Shopping Sul – Av. Diário de Notícias, 300

PUCRS – Acesso pela av. Ipiranga, 6681 – atrás do Centro de Eventos, com entrada ao lado do Museu da PUCRS

Profissionais de saúde

Os profissionais de saúde que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em farmácias a partir de 23 de março já podem buscar a segunda dose na rede de farmácias parcerias da prefeitura. A recomendação é de que estas pessoas compareçam a uma loja entre 21 e 28 dias a partir do recebimento da dose 1. O prazo deve ser contado a partir do dia seguinte ao da administração da vacina, pois o dia da aplicação é chamado Dia Zero.

Não há necessidade de o profissional comparecer no mesmo local onde fez a aplicação da primeira dose. Para ser vacinado, será necessário apresentar a carteira de vacinação que comprova a primeira aplicação e documento de identidade. As farmácias atendem das 9h às 17h, exceto a Panvel do Iguatemi, que inicia o serviço às 10h, horário de abertura do shopping.